09 abril 2018

Vamos lá Brasil

E vamos nos unir para torcer pro Brasil na Copa do Mundo! 




Mas agora estamos todos divididos, com o sangue quente para conversar sobre política, sobre o que cada um acha que é certo ou errado. O que deve ou não deve ser feito. 

Democracia não temos. 

O que esperar disso tudo? 

Tudo isso me angustia e me preocupa. Eu também tenho minha posição política, meus pensamentos, minha bandeira. 

Vejo que expor e discutir nas redes sociais não é o melhor caminho. Conversar com pessoas que não pensam como você é um risco. Se não houver a tal maturidade de "eu não concordo com sua opinião, mas estou disposto a ouvi-la", é preferível nem começar a conversa. Nem tocar no assunto. 


Lembro-me de uma briga em um restaurante de excelentes recomendações, na época do impeachment da Dilma. Estávamos eu e uma amiga quando dois homens da mesa ao lado começaram a gritar um com o outro e, em seguida, começaram as agressões físicas. Isso por causa de suas diferenças de opiniões políticas. 

Eu fico aqui pensando... onde nós vamos chegar.
O que será de nosso Brasil até o final do ano. Os candidatos. As eleições. Tudo isso me preocupa muito. 

Nossa divergência de opinião é em razão de nossas diferenças... nossa formação, nossas leituras, nossa realidade social, as oportunidades que (não) tivemos. Tudo isso nos faz pensar diferente uns dos outros.

E nós escolhemos "defender" aquele que "olha mais para o nosso lado". Isso é fato. 

Mas... o que mais me preocupa é que não sabemos respeitar a opinião que o amigo tem. Parece que a minha opinião é a única certa e pronto. Com isso vemos mais intrigas em famílias, amizades se desfazendo. 

Acredito que o exercício desta não-democracia também motiva a rebeldia de nossos pensamentos e ações.

Enfim... 

Um comentário:

  1. Se tem coisa que procuro não discutir é sobre política. Os políticos não merecem brigas, amizades desfeitas!
    Temos todos nossas posições e eu coloco pra quem pode ouvir... Pro resto, deixo assim mesmo...Não adianta...Estão focados ! Resta torcer e ver se conseguimos reanimar a moribunda esperança...Tá difícil...Não acredito em nenhum e quero ver justiça pra TODODS! Não apenas parcial! bjs, chica

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.