Ler é bom!


Olá pessoal.

Um dia desses comecei a ler um livro e encontrei o seguinte texto como motivação da leitura.


"O prazer de ler é resultado de estímulos constantes, que aos poucos se torna uma questão de gosto, de escolha pessoal, de atitude. Para chegar a essa escolha é necessário ter acesso ao livro, depois vem o entendimento de que se trata de uma janela por onde acessamos séculos de conhecimento; é brinquedo que não acaba, é viajar sem sair do lugar, é o mundo na ponta dos dedos que se descortina num virar de página.

A leitura é um meio de expressão, e ao ler, exercitamos todos os nossos sentidos, na qual a mesma exige empenho, atuação, persistência, vitória sobre os desafios. Então ler é conhecer e reconhecer-se, não só no sentido de acumular informações, mas de integrar-se à realidade do mundo e da interioridade.

Investir em ações que promovam o livro é investir na formação de cidadãos, é contribuir para a construção de um país mais justo. Não há como discordar de Monteiro Lobato: 'Um país se faz com homens e livros' ". 

(Extraído do livro Boby Dick, de Herman Melville, Editora Nova Cultura, 2002)




Sempre gostei de ler e sempre gostei de promover a leitura. Presenteio com livros, durante a faculdade de Pedagogia desenvolvi nos colégios onde fiz estágio atividades para incentivar a leitura, nas aulas particulares faço o máximo para que as crianças sintam prazer em ler.. etc.

Ao ler esse texto lembrei, de forma especial, da Carol, do blog Um blog Simples.

Fico admirada com a disposição dela ao desenvolver atividades culturais com um grupo de crianças de uma região menos favorecida da cidade de Goiânia.

Esse ano ela criou a Biblioteca ler é bom , na tentativa de fazer o livro chegar até essas crianças.


Ela conta com a ajuda de quem puder ajudar, com a doação de livros, ideias...

Recentemente ela publicou uma outra iniciativa que é a de levar aquelas crianças para assistir um filme no cinema, tendo em vista que elas NUNCA foram ao cinema.

Fiz esse post porque sou fã dessa moça! Sinceramente, acredito nas pessoas que fazem, que transformam vidas com a sua humilde vida, com as suas simples ações. Essas pessoas me encantam.

Isso pra mim é PROSPERIDADE! 

<<<<< Estou cansada de pessoas que prometem ações para mudar a sociedade, bla, bla, bla... e nada. A começar pelos nossos governantes. Depois também tem os líderes religiosos, que têm cada discurso maravilhoso... mas... cadê as ações? Muitas vezes o que eles querem é manipular a mentalidade do povo simples. Tem também pessoas que convivem conosco diariamente, que esnobam suas vidas, seus gestos... mas na verdade, suas ações são simplesmente um meio para serem notados na sociedade... enfim... >>>>> #desabafo

Do meu jeito, com as minhas possibilidades, também atuo nessa "construção de um mundo melhor" e fico muito feliz quando encontro pessoas que lutam pelo mesmo objetivo.

Fica o convite para conhecerem a Carol e a Biblioteca ler é bom .



8 comentários:

lena disse...

Olá Ana.
Lindo post. Ler é muito importante e devemos incentivar outros a ler, especialmente as crianças para no futuro serem boas leitoras. Em ninha casa no hall de entrada tenho a minha biblioteca gostaria que fosse maior, mas não tenho espaço assim quem entra vê que mora gente que gosta de ler e os meus filhos tem a sua biblioteca pessoal no quarto e são incentivados a ler. Gostei muito da iniciativa da Carol.
Beijinhos grandes.

✿ chica disse...

Carol é maravilhosa e essas iniciativas lindas! beijos às duas,chica

Dani ♡ disse...

Gosto de iniciativas assim, simples com ação.
Muito bonito isso.
em breve vou dar inicio em uma ação parecida com essa, assim que me mudar de casa.
preciso dessa vivência, dessa ação.

beijos.

Lorena Viana, disse...

Sou fanática pela literatura brasileira e meu estilo é bem contemporâneo! Já disse e repito: já visitei inúmeros país, através da leitura. Me embala em um mundo mágico. Lendo e projetando imagens e lugares. Os livros são perfeitos...

Querida, linda iniciativa da Carol, passei a admira-lá ainda mais. No momento tenho um sonho a conquista e se tudo dê certo, eu tenho certeza que projetos de incentivação a leitura entrarão na minha vida!!!


Tenha uma semana de muitas bençãos!
Grande beijo.
Lorena Viana

Ana Paula disse...

Que post lindo Ana Virgínia! Um incentivo à leitura e uma merecida homenagem à Carol, que não espera acontecer. Vai e faz!
Beijo

Filha do Rei disse...

Amo,amo ler. É muito importante para que vários sentidos sejam desenvolvidos.
Parabéns pelo texto.Bjs

Meire disse...

Oi Ana Virgínia,

livros, mãos e olhos, esses são presentes que Deus nos deu que juntos nos levam longe.


Bejim.

Carolina Lima disse...

Que coisa mais linda e boa de ler!
O coração fica todo palpitante e o sorriso de orelha a orelha! :D
Obrigada pelo carinho e apoio, Ana! ♥

<< >>